CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO SOBRE “ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO”

Autores

  • Mayara Stefany da S. M. Feitosa
  • Flávia Damacena Sousa Silva

Resumo

O ensino de ciências enfrenta vários problemas na atualidade e um dos mais evidenciados por alunos e professores é a ausência de diálogo entre as teorias científicas e as evidencias do mundo real. Diante dos resultados positivos das recentes pesquisas em ensino de ciências por investigação fez se necessário conhecer a concepção dos professores sobre essa modalidade didática. Essa pesquisa utilizou de questionários como instrumento de coleta de dados, sob uma proposta de análise qualitativa com questões abertas. Pesquisas apontam o potencial do ensino de ciências por investigação no estímulo à compreensão do pensamento científico. Essa perspectiva de ensino baseia-se na aproximação da “ciência dos cientistas” à ciência da escola. Constatamos que os professores tem uma concepção superficial dessa modalidade didática e que sua formação profissional não contemplou essa perspectiva de ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

2015-05-06