OS DESAFIOS DA INDISCIPLINA E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Kelma Alice dos Santos
  • Flávia Damacena Sousa Silva

Resumo

A indisciplina na sala de aula está se tornando um dos principais obstáculos e dificuldades no contexto escolar. Essa ocorrência vem se agravando de tal forma que nem a escola nem a família conseguem solucionar o problema. O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios da indisciplina e como ela afeta o processo de ensino e aprendizado dos educandos, quais são as influências familiares nesse processo e quais métodos podem contribuir para uma melhora significativa do comportamento destes para que se torne efetivo a participação dos mesmos na aula e para se estabelecer um bom relacionamento entre professor e aluno. A metodologia utilizada primeiramente foi bibliográfica e em segundo plano realizou-se uma pesquisa de campo em uma escola estadual de ensino público localizado na cidade de Iporá– GO. Através da pesquisa notamos que a indisciplina pode estar ligada a fatores internos e externos à própria escola. Isso implica também no processo de ensino e aprendizagem, por isso é preciso que a unidade escolar atue respeitando a realidade e a individualidade de cada aluno, sendo necessário que o mesmo compreenda que ele faz parte da sociedade, e como cidadãos têm direitos, mas, sobretudo, deve ter responsabilidades e deve-se comprometer aos deveres do meio social em que vive.

Downloads

Publicado

2015-05-06