DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CHÃO DAS ESCOLAS: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Autores

  • Wilton de Oliveira Barbosa
  • Madalena Dias Silva Freitas

Resumo

Levando em consideração a importância do Estágio Supervisionado na formaçãoinicial do professor e prezando por uma educação anti-racista, o presente texto tem porobjetivo discutir a questão da diversidade étnico-racial no chão das escolas. Uma propostarealizada e observada nas escolas em que se desenvolveram a prática do EstágioSupervisionado I. A presente observação foi desenvolvida com o intuito de estimular aformação de valores, hábitos e comportamentos que respeitem as diferenças étnicas. Apesar deque discutir diversidade é estabelecer um diálogo entre pessoas negras, brancas e indígenasacima de conceitos/ideologias eurocêntricas, a nossa pesquisa está voltada ao segmento negropor estar mais presente na cidade de Iporá-Go. Situação essa em que aponta para a necessiadede repensar a estrutura, os currículos, os tempos e os espaços escolares.

Downloads

Publicado

2015-05-06