ESTÁGIO E A INDISCIPLINA EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Fernanda Afonso Arantes Fernandes
  • Ueslene Maria Ferreira Pontes

Resumo

O trabalho é resultado de observações feitas nas aulas do 7º ano do Ensino Fundamental e também da regência realizada na mesma. Contribuiu ainda para realização deste, um questionário, o qual foi aplicado à turma do 4º ano do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá (UEG – UnU Iporá). Tendo como objetivo o melhor entendimento sobre a indisciplina e como os estagiários lidaram com a mesma em suas aulas do Ensino Fundamental. Sendo assim constatou-se que a maioria dos estagiários sofreu com atos indisciplinares durante aulas. Diante disso eles concordaram que indisciplina é a infração das regras impostas pela escola ou pelo professor, e que os principais motivos dos alunos terem este tipo de comportamento pode ser a família desestruturada, também para chamar atenção ou mesmo por falta de interesse. Devido a isso percebe-se que as atitudes indisciplinadas por parte dos alunos nem sempre são responsabilidade do professor, já que a mesma é causada por vários motivos. Contudo pode-se concluir que sempre irá haver indisciplina, o que se pode fazer para melhorar, é os professores de uma maneira geral, busquem melhorar a qualidade de suas aulas, sempre motivando os alunos a se interessarem pelas aulas, diminuindo assim o índice de comportamento indisciplinado nas aulas.

Downloads

Publicado

2015-05-26