ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO EFEITO DOPPER

Autores

  • Tyago Campos Martins
  • Thalitta Fernandes de Carvalho Peres

Resumo

O presente trabalho tem a finalidade de verificar o processo de ensino eaprendizagem de funções através da transposição didática. Esse trabalho retrata uma atividadedo Estágio Supervisionado onde foi realizada a transposição do conteúdo efeito Doppler. Esteefeito é um conhecimento que envolve saberes de Música, Matemática, Física, Biologia eAstronomia. As aulas aconteceram no 1º ano do Ensino Médio em um Colégio Estadual nointerior do Estado de Goiás. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde foram utilizadosquestionários e entrevista como instrumentos de pesquisa. No decorrer das aulas foramutilizados diversos recursos metodológicos, como vídeos, laboratório de informática, músicas eo instrumento de sopro clarinet Bb. Constatou-se que o uso de metodologias diferenciadaseleva a motivação dos alunos, e que a transposição didática impulsiona o aprendizado dematemática, visto que, estabelece novas relações entre a matemática e o mundo, possibilitandouma expressiva contextualização dos conteúdos.

Downloads

Publicado

2015-05-26