O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Luziano Moreira Leite Neto
  • Thalitta Fernandes de Carvalho Peres

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa que foi aplicada no Estágio Supervisionado fase Regência queocorreu no mês de maio de 2013. Tendo visto o grande problema no aprendizado de geometria por parte dos alunos, principalmente nas series finais do Ensino Fundamental, buscou-se uma alternativa onde fosse possível o melhor entendimento desse ramo da matemática. Ea Teoria Histórico-Cultural criada por Vygotsky (2007) tem suporte teórico suficiente para aprofundar as pesquisas sobre o Teorema de Pitágoras, para facilitar a construção de seus conceitos em nível de Ensino Fundamental. Desta forma foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com o 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede publica de Iporá-GO, junto com o Estágio Supervisionado II fase Regência, visando àformação de conceitos. Assim, foram utilizados o experimento didático, questionários, Plano de Ensino Experimental e Avaliação diagnóstica. Com este trabalho percebe-se que a Teoria Histórico-Cultural tem suporte teórico suficiente que pode ser usada para melhoria do ensino-aprendizado matemático.

Downloads

Publicado

2015-05-26