UM OLHAR SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM COLÉGIOS PÚBLICOS DE IPORÁ-GO
Resumo
O processo de avaliação da aprendizagem está diretamente relacionado aodesempenho do estudante que é marcado pela necessidade de uma nova cultura sobreavaliação. Um método avaliativo inadequado tende a desestimular os alunos na buscapelo conhecimento, limitando-os a se preocuparem apenas com a nota e sua aprovação.O objetivo desta pesquisa foi averiguar o processo de avaliação da aprendizagem nadisciplina de Biologia em colégios públicos de Iporá Goiás, buscando identificar osinstrumentos avaliativos utilizados pelos professores, bem como a visão dos discentes.O questionário foi aplicado, por amostragem, aos alunos do Ensino Médio, em umasala de cada turno e série. Os resultados obtidos demonstram que a avaliação daaprendizagem nesses colégios está embasada numa concepção de educação tradicionale que é necessário repensar a prática de avaliação na disciplina de Biologia.Downloads
Publicado
2015-05-26
Edição
Seção
Artigos