MÚSICA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Jaqueliny Rodrigues Santos
  • Helismar Alves de Alcantara

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a relação da música como facilitadora no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE) em sala de aula. Para isso, faz-se necessário também o desenvolvimento das habilidades (oralidade e compreensão auditiva) além da leitura e escrita, conforme é priorizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Pode-se dizer que os estudantes de LE são bem sucedidos quando se comunicam efetivamente na língua-alvo. Porém, é perceptível a impaciência dos alunos quando o professor faz uso apenas do livro didático em sala de aula. Assim, com o objetivo de verificar se a música age como agente facilitador de aprendizagem, foram feitos vários estudos, com isso pode-se dizer que o recurso de áudio pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio valiosa no aprendizado de uma LE . A metodologia utilizada para esse artigo foi uma pesquisa quantitativa e interpretação.A partir dessa verificação, pretende-se demonstrar um modo diferente de ensino de inglês por meio da música, pois os dados sugerem que essa metodologia desperta o interesse dos alunos pelo conteúdo aplicado. Esse estudo aponta a importância de se buscar novas formas de se ministrar aulas de LI, promovendo reflexões sobre a importância de novas metodologias no ensino de língua inglesa. Este trabalho fundamenta-se em autores como Paiva, Vilaça, Woyciechowsk que afirmam a música é um método eficaz e pode ser um instrumento facilitador do ensino aprendizagem, pois é algo universal e agrada todo tipo de público e fica a cargo do educador escolher de acordo com a faixa etária da turma letras e com elas desenvolver metodologias que desperte o interesse dos discentes e os estimulem de forma que aprendam e desenvolvam a leitura, a escrita, a pronúncia e compreensão de texto.

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Publicado

2015-05-26