AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA VISÃO DE PROFESSOR E ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Resumo
A construção da aprendizagem de ser professor é construida ao longo da formação inicial na graduação e também durante todos seu tempo de atuação docente, refletindo e vivenciando a prática da sala de aula. A ênfase na aprendizagem traz para os professores a tarefa de ajudar o aluno a aprender, de internalizar uma postura questionadora, crítica e permanentemente aberta às mudanças culturais, científicas e tecnológicas. Desta forma este artigo objetivou verificar e confrontar a visão de um aluno e um professor do ES sobre a avaliação da aprendizagem, por meio de entrevista semi-estruturada, levando em cosideração aspectos como a função da avaliação, métodos avaliativos e concepções sobre avaliação. Pensando em obter conhecimentos a respeito de avaliação da aprendizagem segundo a ótica de professores e alunos no ES, essa pesquisa foi realizada com um professor e um acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás Campus Iporá. Entrevistou-se os dois sujeitos da pesquisa, que não serão identificados, gravando suas respostas pelo aparelho de celular. Os resultados permitem aos professores refletirem sobre as práticas pedagógicas; relacionamento com os alunos; planejamento das aulas; técnicas e instrumentos utilizados para avaliar a aprendizagem dos alunos e metodologias de ensino. A avaliação ainda é uma das grandes dificuldades dentro do processo educacional, tendo em vista as concepções e práticas equivocadas, que mais medem quantitativamente do que auxiliam o desenvolvimento do aluno e o aperfeiçoamento da prática do professor.