SIMULADO NO CEJA - MAIS UM CAMINHO DE DEMONSTRAÇÃO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA
Resumo
O CEJA Creuslhi de Souza Ramos propõe diversas estratégias didáticas durante o ano letivo. Este trabalho se trata de uma dessas estratégias, visto que a avaliação dos educandos dessa instituição de ensino deve ser formativa, participativa e dialógica de maneira que os alunos e os educadores reavaliem as próprias práticas e tracem metas para a melhoria da construção de conhecimento. Considerando a necessidade dos alunos do CEJA de Confresa – MT, implantou-se um processo avaliativo – simulado – que tem por objetivo analisar como ocorre a avaliação formativa e de que modo ela contribuir para o desempenho de professores e alunos no CEJA. Esse processo também promove um momento unificado de autoavaliação para os alunos; analisa até que ponto o simulado contribui para o ensino e a aprendizagem, no intuito de contribuir com os alunos e professores no desempenho educativo. Assim, os professores foram convidados a pesquisarem e elaborarem questões que levem os alunos a enfrentar: Exames Nacionais, concursos públicos, vestibulares e o preenchimento de gabaritos. Conclui-se que a aplicação do simulado possibilitou reflexão dos professores quanto ao modo de aplicar atividades, incentivou os alunos a estudarem mais e superar a resistência em fazer avaliações, melhorando assim o processo educativo na unidade.Downloads
Publicado
2015-06-02
Edição
Seção
Artigos