FORMALIZANDO O TOTAL DE DIAGONAIS DE UM POLÍGONO QUALQUER POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM O SOFTWARE GEOGEBRA

Autores

  • Renato Lourenço de Castro
  • Claudimary Moreira Silva Oliveira
  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz

Resumo

Esta pesquisa teve como tema formalizando o total de diagonais de um polígono qualquer por meio da Investigação Matemática com o software Geogebra para responder a pergunta: A Investigação Matemática com o Geogebra contribui para que os alunos sejam capazes de formalizar o cálculo do número de diagonais de um polígono qualquer de n lados? O objetivo foi verificar se Investigação Matemática com o software Geogebra pode contribuir para que os alunos consigam deduzir a fórmula geral do cálculo do total de diagonais de qualquer polígono regular. As aulas experimentais se realizaram em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Iporá/GO. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com embasamento teórico nos pesquisadores Ponte; Brocardo e Oliveira (2003) e Ruiz (2001), Cruz (2005) e Silva et.al. (1999) dentre outros. A análise se deu a partir de situações da sala de aula, dos trabalhos dos alunos, das anotações que fizeram e das suas construções no Geogebra. Os resultados mostram que a Investigação Matemática como o Geogebra possui um ambiente virtual dinâmico que possibilitou aos alunos construírem figuras, investigarem propriedades e conceitos matemáticos por meio da manipulação, interagindo como os objetos em construção e análise, no caso as diagonais dos polígonos, foram capazes de investigarem, levantarem conjecturas, fazerem experimentações, refinarem as conjecturas levantadas e confirmá-las deduzindo assim a fórmula que calcula o número de diagonais de um polígono qualquer de n lados.

Downloads

Publicado

2015-06-02