ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Bruna Nadiliê Oliveira Peres
  • Marlucia Marques

Resumo

No curso de licenciatura plena em Geografia da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Iporá por meio da disciplina Didática e Prática Docente em Geografia temos por experiência o Estágio Supervisionado I. O estágio proporciona para os acadêmicos uma experiência transformadora, pois permite que os estagiários coloquem em prática os conhecimentos adquiridos na instituição de ensino superior, vivenciando a realidade no âmbito escolar. Através disso, espera-se contribuir para a formação dos futuros professores ajudando-os a despertar para a importância da relação entre teoria e a prática em sua formação acadêmica, instigando-os a buscarem novas formas e caminhos de ensinar, através da experiência e vivência observada nas escolas campo, levando em consideração também leituras e referencial teórico de autores que abordam a temática. Percebe-se que os resultados foram satisfatórios, pois o estágio facilita a preparação para os desafios encontrados no espaço escolar e no ensino. Trabalhar na educação nos dias atuais requer dos educadores uma postura diferente do que era acostumado no passado, o professor deve estar sempre atento devido às novas tecnologias e as mudanças no contexto escolar e social requerendo profissionais atualizados e competentes, que estejam preparados para atuar e propor alternativas capazes de direcionar caminhos para enfrentar os novos desafios.

Downloads

Publicado

2015-06-02