DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ORIENTADORAS DE ENSINO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: FORMAÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E PERÍMETRO

Autores

  • Gênifer Silva Souza
  • Thalitta Fernandes de Carvalho Peres

Resumo

Este artigo tem por finalidade relatar atividades orientadoras de ensino pautadas nos pressupostos da Teoria Desenvolvimental realizadas no ano de 2015 com alunos do 1º ano do Ensino Médio de um colégio público estadual da cidade de Iporá-GO. O presente trabalho apresenta os resultados da efetivação de um plano de trabalho do projeto de pesquisa com título “Davydov e Ensino Médio: possibilidades e desafios na formação do pensamento teórico em matemática”, em conjunto com o Estágio Supervisionado II. O objetivo central deste trabalho foi o de desenvolver atividades orientadoras de ensino de maneira a elaborar o pensamento teórico rompendo com o ensino empírico presentes nas escolas, como forma de potencializar os conceitos de geometria plana em situações do dia a dia. Neste aspecto a questão que norteou o trabalho foi: como desenvolver atividades orientadoras de ensino para a formação do pensamento teórico de conceitos matemáticos com a utilização do Tangram? As atividades foram efetivadas através de construções com o Tangram contextualizando o ensino de áreas e perímetro de figuras geométricas. Ao analisar as vicissitudes da educação matemática percebe-se que o ensino está condicionado ao modelo tradicional, em que alunos são estimulados a decorar conteúdos sem aplicação no seu cotidiano, principalmente no Ensino Médio em que os alunos começam a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares e não se atentam para a essência do conteúdo. Conclui-se com a realização desta pesquisa que os conceitos matemáticos podem ser ensinados de forma lúdica e contextualizada mesmo no Ensino Médio e que os aportes da Teoria Desenvolvimental contribuem no processo de internalização dos conceitos matemáticos.

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Publicado

2015-12-01