ENSINANDO CONTEÚDOS DE CLIMATOLOGIA POR MEIO DA TEORIA E DA PRÁTICA A ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IPORÁ-GO
Resumo
Esta pesquisa é fruto do projeto de pesquisa intitulado “A climatologia vai à escola” desenvolvido pelo curso de Geografia da UEG/ Câmpus de Iporá. O objetivo desta pesquisa consistiu em promover a construção dos conceitos de tempo, clima, e a diferença entre fatores e elementos climáticos por meio de uma atividade prática, com alunos do sexto ano de uma escola pública de Iporá-GO. Inicialmente foi realizada uma palestra com os alunos enfatizando os fatores e os elementos do clima e os conceitos de tempo e clima, posteriormente foram construídos equipamentos meteorológicos a partir de materiais recicláveis e uma visita na estação meteorológica da UEG/Câmpus de Iporá. Os resultados demonstraram que por meio desta atividade os alunos se interessaram mais pelo conteúdo e tornaram-se sujeitos ativos no processo de ensino aprendizagem. Os alunos ressaltaram que atividades práticas como essa é muito importante no ensino dos conteúdos de Geografia, pois torna a aula mais interessante.Downloads
Publicado
2015-12-01
Edição
Seção
Artigos