COMPREENDENDO A CONCEPÇÃO DE CAMPO ENTRE ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL JORCELINO ALVES BARBOSA

Autores

  • Hyago Ernane Gonçalves Squiave
  • Silvaci Santiano Gonçalves Rodrigues

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compartilhar parte da experiência vivida no Estágio Supervisionado enfatizando o trabalho da representação por desenhos com o intuito de compreender a concepção do conceito de “campo” para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jorcelino Alves Barbosa em Iporá – Goiás. O Estudo se caracteriza como qualitativo, desenvolvido a partir da técnica da pesquisa participante. Os principais teóricos que recorremos para elaborar este artigo foram, Endlich (2010), Santos (1993) e Bernardelli (2010). O ensino de Geografia por meio de seu componente curricular é indispensável na formação do cidadão crítico, reflexivo e atuante na sociedade em que vivemos, contudo o professor deve ser nesse processo, o mediador do conhecimento. Sabe-se que dia após dia o espaço geográfico sofre transformações a todo instante, portanto, não se deve ignorar o fato de que o aluno precisa conhecer o mundo, analisá-lo e resolver problemas do seu dia a dia. Sabemos que a construção dos conceitos se da pela reelaboração de conceitos cotidianos e científicos. Percebemos a partir dos referenciais por nós utilizados que o conceito de campo na atualidade é definido sob o paradigma tradicional, o qual não leva em consideração a inter-relação entre o campo e seu entorno e muito menos com o mundo. Outra questão em relação ao campo é que as abordagens atuais são muitas, devido as mudanças ocorridas e por vezes desconhecidas na escola. Portanto é necessário compreender o que os alunos trazem de conhecimento para inserir o conceito cientifico de modo a tornar a aprendizagem significativa

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Publicado

2015-12-01