UMA PROPOSTA DE COMPLEMENTAÇÃO DA “MATEMEMÁTICA DA ESCOLA” POR MEIO DA “MATEMÁTICA DA FEIRA” NA CIDADE DE ITAPURANGA-GO

Autores

  • Roberta Mendonça Rezende Universidade Estadual de Goiás.
  • Rodrigo Bastos Daude

Resumo

: O presente trabalho vem trazer o ambiente das feiras, em particular a Feira do Produtor Rural de Itapuranga/GO, sob a perspectiva da educação não formal, como alternativa para se obter uma aprendizagem mais sólida e significativa da matemática. O ambiente foi escolhido com base em sua importância para a população itapuranguense e por acreditar que esse espaço vai muito além da simples compra e venda de produtos. Tratando-se de um local que detém uma matemática diferenciada, obtida fora do ambiente escolar através de tradições familiares e/ou a partir da própria prática dos feirantes, a qual pode ser considerada como um importante complemento à matemática ensinada nas escolas. Para tal feito, escolheu-se como fundamentação teórica: Brandão (1985), ao trazer as variadas educações, Gohn (2010), ao tratar da educação não formal e Machado (2014), ao discutir sobre a utilização de conhecimentos matemáticos pelos pequenos produtores rurais/feirantes. Ao final, foi apresentada uma sequência de atividades a serem desenvolvidas na feira de Itapuranga, com o intuito de explorar a grande quantidade de saberes matemáticos que envolvem este local e que tornarão a matemática mais interessante e concreta do ponto de vista dos estudantes.

Publicado

2018-09-24