Matemática na Escola: uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem da matemática

Autores

  • Gabrielle Correia Silva Dos Santos Universidade estadual de Goias
  • Rodrigo Bastos Daude

Resumo

Resumo: A presente comunicação tem como eixo orientador a proposta desenvolvida no projeto de extensão “Matemática na Escola”. O referido projeto tem como objetivo aplicar oficinas de matemática e física nas instituições de ensino básico com alunos de terceiro ano. E ao mesmo tempo promover a apresentação e divulgação do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Cora Coralina. Trata-se de um estudo bibliográfico, estudo de campo e coleta de dados. Fazem parte desse trabalho os professores do colegiado de matemática juntamente com 27 discentes. Para a organização do trabalho foi necessário, além de visitar as instituições, desenvolver uma abordagem sobre o conceito e definição de extensão usando como fonte de pesquisa Serrano (1997) e Freire (1987). Refletimos sobre as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem da disciplina de matemática, apontando pontos que causam essa dificuldade, tal como o método tradicional de ensino o qual Gervázio (2017) nos trouxe que não tem sido suficiente para a construção de conhecimento. E assim propomos que as aulas sejam realizadas também com uso de jogos e materiais concretos. Parcialmente o projeto visitou 3 (três) instituições escolares, no tocante as aplicações das oficinas tivemos oportunidade de contribuir com a aprendizagem dos alunos da educação básica. Sobre a divulgação do curso também foi satisfatório pois alguns alunos demonstraram interesse em ingressar no curso de matemática

 

Palavras-chave: Escola. Extensão. Matemática. Oficina.

Publicado

2018-09-24