Formação do professor de Matemática no contexto inclusivo: articulações possíveis e necessárias
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal contribuir com as pesquisas e investigações no campo da Educação Inclusiva. De maneira mais específica, objetiva-se investigar como a temática Inclusão vem sendo trabalhada no curso de licenciatura em Matemática do Campus Cora Coralina/ UEG. A questão norteadora desta pesquisa em andamento é: Os licenciandos deixam o curso de graduação preparados para trabalharem o ensino de Matemática para alunos com necessidades educativas especiais (NEE)? Com elementos metodológicos de um estudo de caso baseado em LUDKE, ANDRÉ (1986), BOGDAN, BIKLEN (1994) e FLICK (2009), buscamos responder este questionamento visando identificar as potencialidades, como também fragilidades do curso, visando contribuir e potencializar o processo formativo do futuro professor de Matemática. Logo, os participantes da pesquisa são os alunos dos anos finais dos cursos 6º e 8º período, pois estes já estão inseridos no Estágio, cursaram a disciplina obrigatória de Libras (Decreto Nº 5.626, de 22/ 12/2005). Os cursos de formação deverão garantir nos currículos conteúdos específicos da respectiva área de conhecimento e/ou interdisciplinar, seus fundamentos e metodologias, bem como conteúdos relacionados aos direitos humanos e as inúmeras diversidades (étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, educação especial, etc.) em cumprimento de medidas socioeducativas, dentre outras disciplinas voltadas para o planejamento de metodologias e estratégias de ensino de Matemática. Os resultados apontados pelos questionários (instrumento de pesquisa) serão discutidos a partir de embasamentos teóricos que defendem e discutem um inclusão genuína e significativa (MANTOAN 2003), a importância do desenvolvimento de metodologias específicas para o contexto inclusivo ROSA (2014) FOGLI (2011), SEPULVEDA ( 2011), ABRAHÃO ( 2011), BARBOSA (2011) e uma formação de professores de Matemática atualizados, críticos, atuantes e reflexivos diante o momento educativo atual que presenciamos e vivenciamos MARIQUE (2016), MARANHÃO (2016), MOREIRA (2016).
Palavras-chaves: Educação Matemática, Formação, Educação Inclusiva.