A TEORIA COMPORTAMENTALISTA NA EDUCAÇÃO
Resumo
O movimento comportamentalista na psicologia foi fundado por John Broadus Watson (1878/1958), o qual afirmava que o comportamento era moldado e formado através de estímulos e reforços positivos e negativos. Esse movimento, chamado Behaviorismo, defende que todo animal, inclusive o ser humano, pode ser controlado e condicionado por intermédio das experiências ao longo da vida. Essa teoria possui muita influência no campo educacional, principalmente no método tradicional de ensino, onde o aluno é visto como uma “tábua” rasa e o professor detentor do conhecimento compartilha o que sabe com seus alunos, dessa maneira o aluno é visto somente como um ser passivo e sem um papel importante no processo de ensino aprendizagem. E nessa tendência de ensino tecnicista, as avaliações, escritas na maioria das vezes, são maneiras de testar aquilo que o indivíduo conseguiu absorver durante um certo período de tempo e as notas obtidas no final disso agem como reforços comportamentais para os mesmos. Se o aluno fez tudo que o professor propôs e se comportou de forma adequada aos padrões, a nota recebida é boa, reforço positivo, e do contrário é punido com más notas. Desse modo, o objetivo deste trabalho é comparar e criticar a abordagem comportamentalista dentro da educação e discutir meios de melhorar o que hoje é tão presente no meio educacional.Publicado
2018-09-24