DIÁLOGO E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Resumo
Resumo: A presente comunicação tem como tema diálogo e educação não formal. Tem como objetivo mostrar a importância do diálogo na educação não formal. Trata-se de um estudo bibliográfico considerando alguns estudos de autores de importância no contexto de educação, e educação não formal, que trabalharam nesse assunto. De inicio apresentando os três conceitos de educação sendo elas: educação formal; educação informal e a educação não formal, dando ênfase na educação não formal, a qual é o foco desse artigo. Brandão (2007) nos afirmou em uma de suas obras que todo sujeito necessita da educação, ninguém se priva dela independentemente de local ou situação, a educação sempre será presente na vida de cada pessoa. No contexto de educação não formal, Gohn (2010; 2014) nos trouxe que a educação não formal é um complemento para a educação formal e informal, realizada intencionalmente com pouca burocracia, a qual visa emancipação, construção de cidadania e visão crítica de mundo. Ao abordar sobre o diálogo trazemos Freire (1987; 1996) que nos afirmou que o diálogo é uma exigência para a existência humana, o homem não pode ter boas relações se não haver disponibilidade para o diálogo, pois é por meio da dialogicidade que consegue se expressar e a respeitar as opiniões do outro, centralizando a educação no diálogo, contudo Freire em contra partida a educação que ele nomeia como educação bancária que não existe o diálogo propõe uma educação libertadora, que é de forma dialógica. Como resultados, apresentamos que a educação não formal sendo realizada por meio do diálogo acontecerá de forma satisfatória, pois sem o diálogo não é possível que exista boas relações entre os seres ativos no processo ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Diálogo, Educação. Não Formal.