BRAÇO MECÂNICO
Resumo
Esta proposta de oficina, braço mecânico, tem como objetivo mostrar uma perspectiva diferenciada para ensino de matemática e física. Como referencial teórico, partimos do pressuposto de que o ensino pode ser facilitado com uso de materiais concretos (PAIS, 2006) o qual o uso de material concreto propicia aulas mais dinâmicas e amplia o pensamento abstrato por um processo de retificações sucessivas que possibilita a construção de diferentes níveis de elaboração do conceito. Neste mesmo sentido Fiorentini e Miorim (1990) destacam que o conhecimento sobre os materiais como recursos de ensino são possibilitadores de ensino-aprendizagem, podem promover um aprender significativa no qual o aluno pode ser estimulado a raciocinar, incorporar soluções alternativas, acerca dos conceitos envolvidos nas situações e, consequentemente, aprender. A Matemática a partir da utilização de material concreto torna as aulas mais interativas, assim como incentiva o interesse, a curiosidade e o espírito de investigação na elaboração de perguntas, desvelamento de relações, criação de hipóteses e a descoberta das próprias soluções. O público alvo indicado para esta oficina é o segundo ano do ensino médio, com no máximo 20 alunos. Será importante que estes alunos tenham, como pré-requisito, estudado o conteúdo de Pressão Hidrostática, coeficiente linear, coeficiente angular. O material concreto utilizado será o braço mecânico, e serão levados dois desses materiais para ser realizada a oficina apenas para amostra para os alunos. Como resultado esperamos que o material concreto desenvolva o raciocínio do aluno estimule o pensamento lógico matemático na construção de esquemas conceituais dando contornos e significados.
Palavras chaves: Braço mecânico; Material Concreto; Raciocínio.