DOS DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA DISCUSSÃO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUA RELAÇÃO OU NÃO COM OS MESMOS.

Autores

  • CARLOS ALEXANDRE ORNELAS SANTOS UEG CORA CORALINA

Resumo

A matemática ocupa lugar de destaque tanto em planejamentos de âmbito escolar como no contexto social em que os alunos estão inseridos. Porém, de acordo com o movimento Todos pela Educação, penas 3,6% dos alunos das escolas públicas têm o aprendizado considerado adequado quando deixam as escolas. Outro pressuposto é que o livro didático ocupa lugar de destaque em sala de aula, quando ele não é a única voz na sala. Como base nessas informações e experiencias vividas em sala de aula surge a proposta deste artigo, que busca verificar se há e qual a relação entre as propostas pedagógicas discutidas na academia e o livro didático. Como recorte focamos na introdução dos conceitos algébricos que se situam nos livros do 7° ano, pois como é um conceito fundamentalmente abstrato é perfeito ponto de partida para análise da relação entre práticas pedagógicas e sua presença ou não em tais livros.

Biografia do Autor

  • CARLOS ALEXANDRE ORNELAS SANTOS, UEG CORA CORALINA
    MATEMÁTICA

Publicado

2018-09-24