O uso laboratório de educação matemática e a formação de professores
Resumo
Aline Espindola Siqueira
Orientador: Professor Ms. Rodrigo Basto Daúde
Resumo
O presente artigo apresentado ao curso de pós-graduação em Educação Matemática Campus de Goiás tem como tema o uso do laboratório de educação matemática e formação de professores. O objetivo deste foi Mostrar a importância do Laboratório de Educação Matemática na Formação de professores de matemática. Por isso explanamos sobre a importância e a necessidade do (LEM) na formação dos futuros professores e como o LEM contribui de maneira significativa para melhor compreensão do conhecimento matemática. No transcorrer do trabalho colocaremos em pauta a importância do uso e rotina de uso do laboratório na formação inicial do professor de matemática e a reflexão sobre a formação pedagógica do professor de matemática e como esta formação poderia ser melhor se tivesse a rotina de laboratório de matemática. A partir das leituras feitas, conforme ((LORENZANTO, 2012) “se lembrarmos que mais importante que ter acesso aos materiais é saber utilizá-los corretamente, então não há argumentos que justifique a ausência do LEM nas instituições responsáveis pela formação de professores” podemos observar que além do espaço do laboratório proporcionar um ambiente facilitador para a aprendizagem, também pode levar os alunos a se interessar mais pelas aulas e até mesmo facilitando o relacionamento com os alunos. Por outro lado Fiorentini (1995). O professor que concebe a Matemática como uma ciência exata, logicamente organizada e a-histórica ou pronta e acabada,certamente terá uma prática pedagógica diferente daquele que a concebe como uma ciência viva, dinâmica(...)Para realizar este movimento de pesquisa foi necessário utilizar-se da pesquisa bibliográfica e assim temos por resultado que faz se imprescindível e necessário que durante a formação dos professores os mesmos tenha conhecimentos e pratica no LEM para saberem aplicar em seus futuros locais de trabalho.
Palavras-chave: Laboratório; Formação de professores; Ensino-aprendizagem; Matemática;