OS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEMÁTICA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE GOIÁS: USOS E ABUSOS DOS CONCEITOS

Autores

  • josiana borges da silva Universidade Estadual de Goiás Campos Cora Coralina
  • Rodrigo Daude

Resumo

RESUMO: A presente comunicação é resultado da articulação entre estudo e pesquisa de campo sobre o uso dos conceitos matemáticos na sala de aula, na qual foram analisadas e feitas entrevistas com professores de três colégios da rede publica de ensino da Cidade de Goiás – GO. O referencial teórico que embasa o presente trabalho é Anastasiou (2005) que aborda os processos de ensinagem e Ausubel (1968), Kocchhann e Moraes (2012) que melhor sistematizaram o conceito de aprendizagem significativa. Nesta pesquisa é qualitativa e procura entender os processos de aprendizagem significativa e ensinagem, a partir da análise do ensino dos professores de matemática. Objetivou-se o entendimento das dificuldades no processo de ensinagem (Anastasiou, 2005) na rede pública e possíveis soluções para melhorar este processo a partir destas novas tendências: aprendizagem significativa e ensinagem. No decorrer do desenvolvimento da pesquisa, os professores ajudaram a entender as observações feitas em sala de aula e assim propiciar uma análise do método de ensino utilizada pelos professores. Em sala de aula, podemos analisar deferentes casos de aprendizagem que o professor se depara diante da realidade do aluno. Pretendendo ter uma visão na questão da formação de mestres, não podendo atrapalhar o desenvolvimento da teoria – prática, em que a qualificação para o exercício da profissão de professor lhes dá o poder de controlar um conhecimento específico na área, e se articule com o preparo pedagógico, para superar situações desafiadoras em sala de aula.

 

Palavra chave: aprendizagem significativa, conceitos matemáticos, processos de ensinagem da matemática.

 

Publicado

2018-09-24