RELATOS DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ITABERAÍ – GOIÁS – 4ª E 5ª SÉRIE (I FASE) E 8ª SÉRIES (II FASE)

Autores

  • ADDAN TRITTY REZENDE DE SOUZA

Resumo

A intenção desse estudo advém da necessidade de compartilhar investigações pessoais concebidas em sala de aula na 1ª e 2ª fase do ensino fundamental no tocante a aprendizagem em Matemática, sobretudo para nortear professores iniciam nesse instante a docência e que atuam na educação básica, numa perspectiva didática e pedagógica no contexto da Educação Matemática.  Antes de o professor adentrar à sala de aula é necessário perceber que esta vai além do simples planejar e executar, que em muitos casos há entraves no planejamento e esse se esgota antes do prazo determinado ou falha devido a fatores diversos, sendo necessária a orientação de voz mais experiente  que ele, a partir de suas experiências, filtragens e habitus concebidos, testados, avaliados e repensados em um ciclo práxis. Logo, tendo em vista a importância do tema dentro do histórico processo de iniciar a docência e/ou compartilhar experiências satisfatórias surge a seguinte questão norteadora: Quais são as experiências que podemos compartilhar para replicação, que foram satisfatórias e louváveis na educação básica, em sala de aula? Assim, com o intuito de respondê-la, elencamos como questão de pesquisa investigar tais experiências em duas escolas na Rede Pública Municipal em Itaberaí, Goiás. Para o desenvolvimento da investigação optamos como percurso metodológico pela pesquisa qualitativa de cunho exploratório. O processo de coleta de dados foi desenvolvido a partir da seleção de relatos de sala de aula detalhados do autor, sendo que todas tiveram seus planos de aula aprovados com louvor e aplicados de forma supervisionada pela coordenação e gestão de ambas escolas.

 

Palavras-Chave: Relatos de experiências; Práticas; Matemática.

Publicado

2018-09-24