DIFICULDADES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA COMPREENSÃO DE NÚMEROS COMPLEXOS

Autores

  • CIRO MARTINS OLIVEIRA Universidade Estadual de Goiás campus Cora Coralina

Resumo

Este trabalho trata de uma pesquisa em que buscamos identificar as dificuldades que os alunos do Ensino Médio apresentam no aprendizado dos números complexos. Para tanto, utilizar-se-á da pesquisa qualitativa do tipo exploratório, em que os dados serão recolhidos e analisados por meio de um questionário aplicado, junto a professores da disciplina de matemática, buscando compreender as metodologias por eles utilizada, e como vislumbram a aprendizagem dos alunos em relação ao conhecimento do conteúdo de matemática já citado. A partir das análises das informações recolhidas, apresentaremos uma proposta para o trabalho com o conteúdo com alunos do Ensino Médio. Tal proposta se baseará em jogos matemáticos, já que entendemos que eles fazem parte do cotidiano de cada aluno desde a infância e pode influenciar no seu aprendizado de forma significativa, proporcionando um aprimoramento na maneira de entender os conceitos de números complexos. Além disso, instigando-os a aprendizagem de conceitos matemáticos a partir de problemas e aplicações cotidianas que aproxime os alunos da “vida real” fora da escola, pois estes fazem parte do meio em que eles convivem e por estarem acostumados com a realidade à sua volta entendemos que esse método pode proporcionar praticidade no compreendimento do conteúdo, e não apenas de números complexos como também vários outros conteúdos dentro da matemática.

 

Palavras – chave: Matemática. Números complexos. Ensino e aprendizagem.

Publicado

2018-09-24