OS FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O resumo é decorrente de um trabalho de conclusão de curso que teve como objetivo compreender as concepções de professores formadores de professores de Matemática acerca da Matemática, seu ensino, aprendizagem e avaliação na Educação Básica. A abordagem metodológica utilizada é de cunho qualitativo de natureza exploratória, que foi desenvolvida em duas etapas: (i) exploração do campo de pesquisa, com o objetivo de conhecer e selecionar possíveis participantes da pesquisa e, (ii) aplicação de questionários. Com essa perspectiva, tomamos como sujeitos sete professores formadores atuantes no curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública no interior do estado de Goiás. Na primeira etapa, foi realizado um estado da arte das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre o tema, produzidas no período de 2001 a 2012. Na segunda fase, aplicamos um questionário com os participantes da investigação. Os resultados desta pesquisa apontam que os formadores expressam, na maioria das vezes, diferentes concepções sobre ensino, aprendizagem e avaliação da Matemática na Educação Básica, além disso, o estado da arte realizado aponta que muitas dissertações e teses utilizam o termo concepção, no entanto, a maioria não assume um significado para o mesmo.