AS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL (2001-2012)

Autores

  • Álefe Oliveira Lemes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS- CAMPUS JUSSARA
  • Roseli Araújo Barros UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS- CAMPUS JUSSARA

Resumo

O presente texto é um estado da arte das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre o Estágio Supervisionado na formação de professores de Matemática. Para sua elaboração, recorremos a um e-book (FIORENTINI; PASSOS e LIMA, 2016) que apresenta resultados relacionados à primeira fase do projeto de pesquisa de âmbito nacional intitulado: Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática (PEM), com o objetivo mapear, descrever e sistematizar as pesquisas brasileiras que têm como foco de estudo o professor que ensina Matemática (PEM), produzidas no período de 2001 a 2012, em programas de Pós-Graduação Stricto Sensu das áreas de Educação e Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para análise dos trabalhos, optamos por uma abordagem qualitativa na modalidade Estado da Arte. Os trabalhos analisados evidenciam bases epistemológicas diversificadas, empregando contribuição teórica da literatura nacional e internacional para discutir temas como Saberes docentes, Formação de professores e Estágio Supervisionado em Matemática.

 

Palavras-chave: Estado da Arte. Estágio Supervisionado. Formação de Professores de Matemática

Publicado

2018-09-24