QUANTO DE PELE TEM SEU CORPO? UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM CÁLCULO DA ÁREA DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Autores

  • Marcos Vinícius dos Santos Amorim Universidade Federal de Goiás image/svg+xml
  • Alyson Fernandes de Oliveira Universidade Federal de Goiás image/svg+xml
  • Luara Laressa Ferreira dos Santos Lima Universidade Federal de Goiás image/svg+xml

Resumo

Um dos maiores desafios enfrentados pelo professor atualmente em sala de aula é a falta de empenho por parte dos alunos, principalmente quando o assunto é a Matemática. Não raro o aluno vê o conteúdo abordado em sala de aula com total desconexão com a realidade, acreditando em uma Matemática do campo das ideias, com pouca utilidade em sua vida prática. Uma alternativa para modificar tal situação é o trabalho com situações em sala de aula, onde o aluno veja experimentações e aplicações de conceitos matemáticos de forma colaborativa com seus colegas e professor. Pensando nisso, propomos nessa oficina uma possibilidade de um trabalho com conceitos geométricos a partir do cálculo da área ocupada pela pele em nosso corpo. A oficina permite abordar o cálculo de área das superfícies de figuras espaciais, como esfera, cone, cilindro, dentre outros, a fim de chegar a um valor aproximado da superfície da pele do corpo humano, comparando partes dele com sólidos geométricos. Além disso, permite relacionar os valores obtidos pelo cálculo a partir dos sólidos com o resultante da equação elaborada por Mosteller, sendo essa muito utilizada por médicos para obtenção do valor aproximado da área superficial da pele humana, a partir do peso e da altura. Organizamos o desenvolvimento da oficina da seguinte forma: i) apresentação das potencialidades em se abordar o cálculo da superfície da pele como motivador em sala de aula; ii) divisão da turma em grupos de três ou mais participantes; iii) desenvolvimento da atividade; iv) discussão sobre as limitações e potencialidades da proposta. Acreditamos que a reflexão sobre propostas alternativas de atividades que venha a motivar o aluno em sala de aula contribui significativamente para a formação inicial do professor.

Publicado

2018-09-24