UMA PROPOSTA DE SEQUENCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Thayssa Pereira da Silva UEG
  • Roseli Araujo Barros UEG
  • Roseli Araujo Barros UEG

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência realizada com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental. Nela, desenvolvemos uma sequência didática para o ensino de matemática, a partir da literatura infantil, inserindo noções de contagem, correspondência uma a uma, adição e subtração. Para tanto, utilizamos o livro “Meus porquinhos” de Audrey Wood e Don Wood. Partindo da leitura da obra, propomos, aos alunos, algumas questões norteadoras: Quais porquinhos vão aparecer agora? Quais serão os próximos porquinhos a aparecer? A bailarina aparece na mão esquerda ou direita? O que os porquinhos representam? Por que o autor utilizou porcos como personagens principais? Quais são os adjetivos que os dedos recebem? Após a discussão, foi sugerido, aos mesmos, um desafio chamado Vamos dar nome aos nossos dedinhos?, em que cada um desenhou suas mãos, diferenciando a mão esquerda da mão direita e, por meio da música “Os dedinhos”, os alunos aprenderem o nome de cada um dos dedos, fazendo algumas anotações. Em seguida, eles fizeram a transcrição da história utilizando sua criatividade e imaginação, para a ilustração de um livro. E, por fim, sugerimos algumas atividades envolvendo contagem, correspondência uma a uma, adição e subtração. Assim, no desenvolvimento das atividades, observamos que houve uma socialização dos alunos no ambiente escolar, levando em consideração as particularidades de cada aluno, despertando o interesse dos mesmos no mundo da leitura e escrita. Além disso, abordar algumas noções de matemática de modo interdisciplinar a partir da literatura infantil.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-09-24