TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DO OBJETO VIRTUAL NO ENSINO DE FUNÇÕES DO 1°GRAU
Resumo
Esta comunicação tem como tema o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) no ensino aprendizagem de função do 1° grau utilizando o objeto virtual de aprendizagem (OVA). Faz parte de um trabalho de conclusão de curso em matemática. Considera-se a matemática como uma disciplina de difícil familiarização, e que quase sempre é desenvolvida de forma tradicional e descontextualizada com a realidade de vida dos alunos. Mas, esta disciplina considerada difícil contribui na formação de cidadãos críticos e ativos, pois intui o sujeito a refletir e a considerar sobre possíveis aplicações desenvolvidas pela disciplina, aplicações reais do dia a dia. Pensando neste contexto a pesquisa em questão, com abordagem qualitativa e com elementos da Pesquisa Participante. Com isso o objetivo é buscar através do uso das TIC refletir como o (OVA) Objeto virtual de aprendizagem pode contribuir e potencializar o ensino e aprendizagem de funções do 1° grau. Parcialmente podemos concluir por meio de referenciais teóricos estudados sobre as TIC, como BORBA (2012; 2015) e na formação de professores voltadas para as TIC, como MISKULIN (2003) que as tecnologias quando utilizadas no contexto escolar colaboram no auxilio do aprendizado, pois, proporcionam um ensino contextualizado com a realidade vivenciada pelos alunos e na sociedade tecnológica que nos encontramos.
Palavras chaves: ensino de matemática, Objeto virtual (OVA), formação de professores.