FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONSTITUIÇÃO DO SABER DOCENTE

Autores

  • Marlene Dos Santos Araujo Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Gabrielle Correia Silva dos santos Silva dos Santos Universidade Estadual de Goiás.
  • Fabiana Borges Leite Borges Leite Universidade Estadual de Goiás.

Resumo

Orientadora- Marlene dos Santos Araujo - UEG

Acadêmica – Fabiana Borges Leite- UEG

Acadêmica Gabrielle Correia Silva dos Santos-UEG

 Resumo

Quando trazemos para a ordem do momento as discussões sobre as contribuições para a formação de professores de matemática, é necessário compreender que faz parte desse processo a busca pelo redescobrir como são às teias das relações sociais na escola, tendo como sujeitos históricos o professor e o aluno. Acreditamos que a matemática pode promover sentido e significado ao aluno, quando trabalhada com a compreensão de que a prática social deve ser o ponto de partida e de chegada de todo conhecimento humano, como afirma Saviani (2011). Nesse sentido, a ação extensionista se justifica quando se propõe refletir sobre a pesquisa como forma de contribuir para a formação de professores progressistas, discutir possíveis contribuições para os saberes e o fazer pedagógico. Também se justifica pelo fato de que muitos professores recém-formados não estarem  atuando, em suas práticas profissionais, a partir da teoria refletida durante a formação inicial. Temos como objetivo compreender, a partir da formação inicial, nas orientações de Estágio Supervisionado, possíveis contribuições, derivadas da pesquisa na sala de aula de matemática na escola campo, para o desenvolvimento do professor. Refletir sobre práticas educativas, para além da aula tradicional, fundamentadas em teóricos que entendem a produção dos saberes docentes a partir do movimento reflexivo-crítico entre teoria e prática.

Nossa metodologia está voltada para atividades em grupo para tratar da Formação Inicial de Professores de Matemática: contribuições da pesquisa no Estágio Supervisionado na constituição do Saber Docente.

As reflexões do grupo contribuirão em todo processo da formação inicial na prática do professor de matemática. Os dados serão produzidos a partir das reflexões dos licenciandos em matemática em sala de aula na universidade, pelas produções escritas dos mesmos, na forma de artigo reflexivo sobre a prática.

 

Palavras chave: Formação inicial; Estágio Supervisionado, Saber docente.

 

Biografia do Autor

  • Marlene Dos Santos Araujo, Universidade Estadual de Goiás

    Educaçao Matematica

    Ensino e licenciatura.

  • Gabrielle Correia Silva dos santos Silva dos Santos, Universidade Estadual de Goiás.

    Educaçao Matematica

    Ensino e extensao.
  • Fabiana Borges Leite Borges Leite, Universidade Estadual de Goiás.

    Educaçao Matematica

    Ensino e extensao.

Publicado

2018-09-24