A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E SUAS INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO DA AULA DE MATEMÁTICA
Resumo
Resumo: Esta oficina tem como proposta levantar discussões no campo da formação de professores de matemática, debater os conceitos e definições de transposição didática, bem como sua relevância para o trabalho docente, estabelecendo relações com as referências da didática na matemática. De início, será apresentado um esboço sobre a transposição de saberes, cujo propósito é oferecer informações para a construção dos saberes sobre transposição didática, para que, a partir daí seja feita uma contextualização dessas ideias com a prática “pedagógica”. Além disso, serão abordadas as referências da didática na matemática, o saber matemático, e por fim a explícita diferença entre o papel do professor de matemática e do matemático. Esta discussão terá como referência o livro, “Didática da Matemática: Uma análise da influência francesa” (PAIS, 2015). Como resultado, espera-se que os participantes possam compreender quais são as influências da transposição didática no contexto da educação matemática e também acerca de todas as referências abordadas.
Palavras-chave: Didática. Professores de Matemática. Transposição Didática.