A MÚSICA COMO CULTURA E INFUENCIADORA NO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO

Autores

  • Laressa Pereira Alves
  • Maria Eduarda Camelo Moura
  • Amábile Jeovana Neiris Mesquita

Resumo

Esta oficina tem como tema a música como recurso didático de aprendizagem matemática. Esta oficina será dividida em duas partes onde na primeira será abordada a história da música, onde será apresentada suas influências culturais. Na segunda, retratará as teorias de matemáticos como Pitágoras que no final do século VI a.C. criou um instrumento denominado monocórdio de Pitágoras. Este instrumento é composto por uma caixa de ressonância e uma corda que, a partir de suas vibrações e variações entre graves agudos, originou a escala pitagórica. A partir dessas teorias e de que a música melhora o raciocínio lógico, promove interação, motivação e cria um ambiente agradável, essa oficina será desenvolvida para os alunos do 8º ano do ensino fundamental e tem o objetivo de mostrar que a matemática está presente também na música, e para isso será usado um piano de garrafas de vidro, semelhante à marimba que é um instrumento de percussão de madeira. Com essa atividade, espera-se que os alunos possam compreender a lógica matemática existente no campo harmônico e aprendam música através dessa ciência.

Publicado

2018-09-24