Contribuição das Tics para o ensino da matemática por meio de objetos virtuais de aprendizagem

Autores

  • FABIANA BORGES LEITE
  • Luenda Melo De Bessa
  • Samuel Alves Peres
  • Larissa Rodrigues Mendonça
  • Liliane De Oliveira Souza

Resumo

 

 Resumo:

 

As tecnologias de informação e comunicação vem inovando em nosso cotidiano, causando diversas mudanças e inovações em diferentes atividades do nosso cotidiano, e estas interferem diretamente no ambiente escolar. Nessas inovações podem oferecer ao ambiente escolar diversos recursos que contribui para o ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos.  Logo, o papel do professor requer novas posturas fazendo com que este deixe de ser o centro da informação e passará a ser um agente gerenciador e mediador (Ponte, Oliveira e Varandas, 2003; Miskulin, 2003). Estamos vivenciando hoje, um sistema de ensino, sem a qualidade de ensino adequada e necessária, diante de todo esse problema, temos alunos totalmente inseridos no mundo digital, com contatos diários com a internet. Diante esse cenáro o professor precisará rever e inovar suas práticas apoiando nas TICs (tecnologia, informação e comunicação).  Diante diversas opções de recursos tecnológicos, este trabalho defende o uso de OVA (objetos virtuais de aprendizagem) como um dos recursos para a prática do professor, com o objetivo de contribuir com o ensino a matemática de uma forma contextualizada e dinâmica (Benite et al., 2011; Borba, Silva e Gadanidis, 2015). O uso dessas tecnologias permite ao professor interpretar, refletir e criar processos de ensino inovadores, numa prática produtiva e dinâmica, e de reinventar o ato de educar.  O OVA proposto visa aproximar a tecnologia ao ensino, favorecendo ao usuário a aquisição de conhecimentos, competências e habilidades sobre o conceito de porcentagem, permitindo ao professor de tornar suas aulas mais interessantes e desafiadoras, tornando a aprendizagem mais dinâmica e atraente. Desenvolvido para os alunos do 8º ano do ensino fundamental, como o objetivo de efetuar e interpretar diferentes formas de resolvê-las aproximando a matemática no dia-a-dia dos alunos.

Palavras-chaves: Educação Matemática, OVA, TIC, Ensino.

Trabalho para a Oficina - Público Alvo: Alunos do Ensino Médio

 


Publicado

2018-09-24