CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre contribuições da escrita para a formação inicial de professores de matemática. Os dados analisados serão provenientes da produção escrita de licenciandos em Matemática da UEG Câmpus Cora Coralina, mais especificamente da disciplina de Tendências em Educação Matemática. São 16 licenciandos (08 homens e 08 mulheres). Estas aulas são organizadas da seguinte forma: sugere-se que realizem a leitura prévia dos textos que serão discutidos posteriormente, sendo que após a discussão dos mesmos é realizada uma atividade prática, envolvendo um certo tipo de tarefa matemática seguida de uma produção individual ou coletiva referente a aula. Para a realização de tal pesquisa, tem se analisado os memoriais de formação realizados pelos licenciados, os quais envolvem suas perspectivas anteriormente ao curso e durante. O referencial teórico desenvolvido em tal pesquisa toma-se mão de Alro e Skovsmose (2006), que abordam sobre o absolutismo burocrático, comunicação e aprendizagem, a importância de se entender a perspectiva do outro, além de D’Ambrosio e Lopes (2015), descrevendo a insubordinação criativa.Publicado
2018-09-24