O Estágio Supervisionado na formação de professores de Matemática

Autores

  • Geraldo Eustáquio Moreira Universidade de Brasília – UnB, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (Acadêmico e Profissional).

Resumo

O debate objetivou discutir as contribuições do Estágio Supervisionado para a construção da identidade e dos saberes da profissão docente do professor de Matemática, seja da área urbana, seja do campo. Inicialmente, discutimos o que é Educação Matemática, contextualizando historicamente seu surgimento, bem como a complexidade da sociedade contemporânea frente aos novos desafios, que recaem, por certo, na escola. De seguida, falamos sobre a formação do professor de Matemática, caminhando pelo percurso traçado até chegar ao Estágio Supervisionado. O caracterizamos como um campo fértil de pesquisa, onde as primeiras experiências que evidenciam o estilo de aprendizagem se manifestam. Indagamos e dialogamos sobre quais os saberes docentes são mobilizados no Estágio Supervisionado; como são construídos esses saberes e que relações com o saber são estabelecidas nessa fase da formação, chegando à conclusão que ele toma o campo de atuação como objeto de estudo, de investigação, de análise e de interpretação, embasando-se nas disciplinas do Curso. Por fim, nossa fala traz um panorama geral do que o Estágio Supervisionado é capaz de propiciar ao estudante do Curso de Licenciatura em Matemática: responsabilidade; atualização de conhecimentos; desenvolvimento profissional; situação real da vida e do trabalho; treinamento; aperfeiçoamento; atividade programada; vínculo ao curso e área de atuação; inserção no trabalho; crescimento cultural; prática supervisionada; atividade orientada; procedimento pedagógico e aprendizagem social. Nossas pesquisas referentes ao tema assentam-se em projeto financiado pela FAPDF.

Palavras-chave: Estágio supervisionado. Formação de professores de Matemática. Aprendizagem da docência. Identidade e saberes. Atividade orientada.

Biografia do Autor

  • Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília – UnB, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (Acadêmico e Profissional).
    Doutor em Educação Matemática pela PUCSP, com estágio doutoral na Universidade do Minho. Professor Adjunto da Universidade de Brasília – UnB. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (Acadêmico e Profissional).

Publicado

2018-09-24