A MATEMÁTICA DOS PRODUTORES DE MELANCIA DE URUANA GO: UMA ANÁLISE ETNOMATEMÁTICA SOBRE O PROCESSO FORMATIVO

Autores

  • Thais Regina Domingues Kubo
  • Rodrigo Bastos Daude

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar e analisar o processo formativo dos saberes matemáticos dos produtores de melancia de Uruana – GO, numa perspectiva Etnomatemática. Trata-se de um estudo com uma abordagem qualitativa, incluindo pesquisa de campo. O objeto da pesquisa provém da cultura de um determinado grupo social, os produtores de melancia da referida região, tendo como foco os saberes matemáticos, assim, torna-se essencial compreender os conceitos de cultura e Etnomatemática. Com o intuito de identificar o processo formativo que possibilitou adquirir tais conhecimentos, foram realizadas discussões teóricas sobre a educação não formal, a educação matemática e os diversos tipos de conhecimentos. Para melhor compreensão do objeto, houve a imersão nas lavouras, em que os dados foram coletados mediante a observação e aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas com os produtores de melancia. Destarte, com a execução da pesquisa foi possível obter o aprofundamento teórico sobre cultura, Etnomatemática, educação não formal e educação matemática, estabelecendo uma relação entre as mesmas, e valorizando as relações sociais/contextuais dos produtores de melancia de Uruana-GO, diante de suas contribuições para a construção de seus saberes matemáticos.

 

Palavras-chave: Cultura. Etnomatemática. Educação não formal. Educação matemática. Produtores de melancia.

 

Publicado

2024-06-05