ANÁLISE CORRELACIONAL QUANTITATIVA SIMPLES E MULTIVARIADA ENTRE A APRENDIZAGEM DA FÍSICA COM ALÍNGUA PORTUGUESA E A MATEMÁTICA
Resumo
O ensino da Física no Brasil é um grande desafio o que contribui com excessivo número de reprovados ao longo dos anos. É essencial despertar o interesse dos jovens pela ciência, pois uma educação inadequada pode afetar o progresso do país. Nesse sentido, foram feitas leituras de artigos científicos para compreender melhor os conteúdos de Física, identificando as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática como fatores-chave nesse processo. No entanto, esses trabalhos não determinavam a existência de correlação entre as variáveis e se suas diferenças eram significativas. A partir dessa lacuna, identificada em trabalhos acadêmicos, sugeriu-se realizar uma pesquisa ex-post facto/quantitativa, por meio de regressão linear simples e multivariada, com o propósito de verificar se o melhor rendimento do discente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática aumentariam seu desempenho nas avaliações de Física. Em seguida, procurou-se estabelecer contato com escolas da rede de ensino de Goiânia na busca das notas das avaliações do 1º e 2º bimestres de 2021 das turmas do 1º ano A e B do ensino médio do período matutino. Após as análises estatísticas, os resultados mostraram que o coeficiente de determinação aumentou do 1º para o 2º bimestre e a Física apresentou maior correlação com a Matemática que com a Língua Portuguesa em quase todos os cenários. O que pode estar associado ao caráter quantitativo das avaliações da disciplina. Com relação à regressão multivariada ela foi predominante no 2º bimestre para o 1º B e nos outros casos a regressão simples prevaleceu como o melhor modelo. Assim, concluiu-se que quanto mais complexos são os conteúdos ministrados maiores são as correlações, isto é, maior será a dependência da Física com a Língua Portuguesa e a Matemática. Para trabalhos futuros espera-se avaliar todo o período letivo para verificar se a correlação entre as variáveis continua aumentando.
Palavras-chave: Aprendizagem. Física. Língua Portuguesa. Matemática. Correlação.