AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Resumo
Este estudo teve o objetivo de levantar as contribuições do Programa de Bolsas de Iniciação à docência (Pibid) como campo privilegiado de formação inicial docente do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá. No Pibid, ao longo do percurso como bolsista, os futuros docentes desenvolveram atividades sob a orientação de um professor supervisor da escola campo e de um professor coordenador da Universidade. Os professores supervisor e coordenador promoveram estudos bibliográficos de vários autores do campo da Educação Matemática e fizeram análises teóricas das monitorias e aulas experimentais desenvolvidas na escola. Como aspectos formativos desse percurso pode-se mencionar a construção da autonomia para superar as dificuldades envolvidas na docência, a dimensão da indissociação teoria/prática, a experiência profissional, o desenvolvimento de saberes curriculares, a escolha da profissão. Além disso, as contribuições do Pibid alargaram as capacidades dos bolsistas de iniciação à docência na aquisição de experiências profissionais, no comportamento e postura crítico-reflexiva, na confiança em liderar uma sala de aula, no amadurecimento profissional, no conhecimento de práticas pedagógicas a partir do acompanhamento da rotina do professor supervisor em suas atividades pedagógicas e no contato precoce com a comunidade escolar em suas diversas vivências e contextos cotidianos.
Palavras-chave: Pibid. Formação docente. Formação reflexiva.