Descompasso Educacional: RUMO a Integração Efetiva da Matemática na Educação Escolar
Resumo
Se baseia na concepção do conhecimento matemático, como um alicerce indispensável para o desenvolvimento da sociedade, permeando todas as áreas do saber e desempenhando uma função essencial nas diferentes esferas da vida humana. Não obstante sua notória magnitude e imprescindibilidade, são confrontadas com o paralelo da realidade da desafiadora dissociação entre a matemática ensinada nas instituições escolares e sua aplicabilidade prática para os alunos, principalmente devido à fragmentação, formalização exagerada e passividade mecânica do ensino tradicional. Apesar dos esforços constantes despendidos para superar essa disparidade, ainda prevalece uma lacuna que compromete não apenas a aprendizagem dos estudantes dentro do meio acadêmico, mas a sua capacidade de compreender e enfrentar os desafios concretos do mundo contemporâneo. Essa problemática evidencia a necessidade de discussões e reflexões sobre a adoção de estratégias pedagógicas e didáticas para uma integração mais contextualizada da matemática no currículo escolar, assim como, uma análise dos demais obstáculos que dificultam a concretização desta proposta de ensino. A pesquisa é de caráter exploratório, com embasamento bibliográfico e abordagem quanti-qualitativa, metodologia escolhida para trabalhar a temática no melhor modo ao entendimento de suas nuances e sugestões de intervenções plausíveis. Objetiva-se analisar as práticas educacionais na associação da teoria e prática com conotações de situações reais cotidianas. Ademais, investigando o ensino da matemática, considerando as necessidades específicas enfrentadas por educadores e alunos, incluindo as condições favoráveis disponíveis e os obstáculos desta implementação. Coloca em questão a validação dos sistemas educacionais que seguem propostas reducionistas e passivas devido sua forte tendência de priorização de capacitação decorativa sem uma significação usual. Portanto, é preocupante o cenário dicotômico da teoria transmitida e a prática real, cujos agravantes se relacionam desde as licenciaturas, banalização cultural, infraestruturas precárias até o imediatismo de mensuração, o estudo promove o repensar do tema na construção de uma melhor educação matemática.
Palavras-chave: Educação. Contextualização. Prática. Didática.