DESVENDANDO OS SEGREDOS DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: A MATEMÁTICA DAS FORMAS EM FOCO
Resumo
O estágio supervisionado desempenha um papel fundamental no processo de formação de futuros professores que estão cursando licenciaturas. Por meio de uma colaboração estreita com escolas de ensino básico, os estagiários têm a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar e se engajar em projetos que têm como objetivo promover a aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, foi implementado o estágio supervisionado I do curso de Licenciatura em Matemática, no Colégio Estadual de Período Integral de Aplicação, nas turmas do 6° A e 6°B ambos no turno matutino, durante o primeiro semestre de 2023 com o intuito de proporcionar uma experiência enriquecedora aos participantes. Diante disto, o trabalho trata-se de um relato de uma atividade lúdica que foi a montagem de sólidos geométricos regulares. O presente trabalho fundamentou-se em Moura (2010), o qual mostra a importância do uso de objetos pedagógicos nas aulas de matemática em uma abordagem mais dinâmica dos conceitos matemáticos, possibilitando aos estudantes uma compreensão mais profunda e concreta dos conteúdos. Esses objetos podem ser manipulados e explorados pelos alunos, o que facilita a construção de significados e a resolução de problemas matemáticos. Sendo assim, o objetivo era que os alunos visualizassem os sólidos geométricos em forma tridimensional para melhor compreensão do que são faces, arestas e vértice. Ressalta-se que os materiais utilizados, massinhas coloridas e palitos flexíveis, foram disponibilizados pela escola, e a atividade foi desenvolvida individualmente no laboratório de matemática. É necessário destacar que os alunos ficaram animados e sempre queriam fazer mais sólidos. Através da combinação mediada de massinhas e palitos, os alunos descobriram como construir e compreender os elementos dos sólidos como cubos, pirâmides e muitos outros. Conclui-se que os alunos evidenciaram que compreenderam os conceitos propostos.
Palavras-chave: Matemática. Ensino e aprendizagem. Laboratório de matemática. Estágio supervisionado.