EXPLORANDO OS VÍNCULOS ENTRE A PSICOLOGIA E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA

Autores

  • Hellen Kácia Teixeira Póvoa
  • Rodrigo Bastos Daude

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido a partir de um trabalho monográfico de conclusão do curso, da Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, com a temática a dificuldade da aprendizagem matemática e sua relação com aspectos cognitivos, afetivos e emocionais. Tem por objetivo analisar os fatores associados à aprendizagem da disciplina de matemática que interferem nos resultados dos estudantes e relacioná-los com o desenvolvimento psicológico, quanto aos aspectos cognitivos, afetivos e emocionais. Pois quando se trata da disciplina de matemática e sua aprendizagem tem-se muitas vezes pensamentos e comentários negativos a respeito. De modo concorrente indagamos: Quais fatores levam o aluno a gostar ou não gostar da disciplina de matemática? Como a disciplina é vista pelos responsáveis destes alunos? Qual o nível de afeto existe entre os educandos e o professor que ministra a disciplina de matemática? Estes estudantes conseguem relacionar a matemática com aspectos do seu próprio cotidiano? E por fim, os dificultadores da aprendizagem matemática, interferem no desenvolvimento cognitivo, emocional e afetivo dos alunos em relação à matemática? Para realizar tal movimento de pesquisa, metodologicamente foi utilizado abordagem qualitativa por Ludke e André (2013), pesquisa de campo e estudo de caso por Severino (2007). Teoricamente discorremos a respeito do contexto histórico da matemática com Boyer (2012), Chassot (1994) e Silveira (2002). No desenvolvimento teórico das implicações de fatores psicológicos (cognição, afetividade e emocional), familiares e de professores nos baseamos em Carmo e Simionato (2012) e Paula (2008). Ao final da pesquisa, conseguimos resultados que nos permitem compreender que quanto aos desafios da aprendizagem matemática, a responsabilidade pode estar ligada aos pais, professores, ao modo como os conteúdos são apresentados aos alunos, ao discurso pré-construído relacionado a matemática, e que essas vivências afetam as funções cognitivas, afetivas e emocionais, dificultando a aprendizagem.

 

Palavras-chave: Aprendizagem Matemática. Dificuldade. Matemática. Psicológico. Discurso.

Publicado

2024-06-05