A LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA: REFLEXÕES E APRENDIZAGENS
Resumo
O estágio supervisionado é uma das etapas mais importantes na formação dos futuros professores dos cursos de licenciatura. Em uma parceria com as escolas da educação básica, o estagiário vivencia o ambiente escolar e desenvolve projetos que visam a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, o estágio supervisionado I do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá foi desenvolvido na Escola Estadual Edmo Teixeira, na turma do 8º A do ensino fundamental II e 2ª A do ensino médio, e no Colégio Estadual de Período Integral de Aplicação, nas turmas 8º B, 9º A e 9º B. Diante disso, o presente trabalho apresenta um relato de uma das atividades lúdicas desenvolvidas durante o primeiro semestre do ano de 2023, o jogo “Quebra Cuca da Matemática”. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa que teve embasamento teórico em Alves (2001), Lorenzato (2010) e Moura (1997), os quais defendem que os jogos de matemática são desenvolvidos com intenção de desenvolver habilidade lógicas e solução de problemas propostas para serem investigadas, e desencadear um raciocínio organizado que contribua para a construção da aprendizagem dos alunos. Assim, o objetivo principal do jogo foi desenvolver com os alunos expressões numéricas contendo várias operações como a adição, subtração, multiplicação, potencialização e radiciação. Observou-se que o jogo promoveu o interesse e a motivação dos alunos, contribuindo para uma aprendizagem mais efetiva e duradoura. Além disso, o movimento de experimentação e exploração gerou um trabalho coletivo envolvente. Conclui-se assim, que atividades lúdicas impulsionam a aprendizagem dos conceitos matemáticos, e proporciona uma experiência prazerosa aos alunos.
Palavras-chave: Jogos educativos. Matemática. Ensino e aprendizagem. Estágio Supervisionado.