MODELAGEM MATEMÁTICA E CONSUMO DE ÁGUA POTÁVEL RESIDENCIAL PARA O ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DE 1º GRAU

Autores

  • Flávio da Silva Gomes
  • Roseli Araujo Barros

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar as potencialidades e limitações do uso Modelagem para o ensino de função polinomial de 1º grau e conscientização sobre consumo de água potável nas residências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, com base na elaboração de uma sequência didática na perspectiva de Modelagem, utilizando as etapas propostas por Biembengut e Hein (2007), adaptadas por Chaves (2005), que compreende: diagnóstico; escolha do tema; e desenvolvimento do conteúdo programático - que envolve a interação, matematização e modelo matemático - desenvolvida com alunos da primeira série do Ensino Médio. A escolha do tema “água” se justifica pela sua importância como recurso natural que vem sendo mal utilizado, sendo que as consequências disso podem interferir de modo direto na vida das pessoas. Assim, os resultados da pesquisa apontam algumas dificuldades dos alunos na leitura e interpretação de situações problemas, e com operações básicas de matemática (divisão). Também que o ambiente proporcionado pela Modelagem é viável para ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos, no qual os alunos são convidados a investigar, por meio da matemática, situações advindas de outras áreas da realidade. Para tanto, requer adaptações para sua implementação ante as dificuldades e obstáculos que são pertinentes com a estrutura escolar, bem como limitações e interesses do professor e dos alunos.

 

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Funções Polinomiais de 1º Grau. Matemática. Consumo de água potável.

 

Publicado

2024-06-05