METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Resumo
No ensino de matemática é comum a abordagem tradicional, também denominada tecnicista, com valorização na acumulação de informações e na reprodução de fórmulas e conceitos. Esse modo de ensinar não tem se mostrado eficiente no que diz respeito à aprendizagem dos estudantes, e quando praticada nos cursos de formação docente reforça sua manutenção, uma vez que os futuros professores tenderão a reproduzir as práticas experienciadas em sua vida acadêmica. As metodologias ativas têm potencial para atender às exigências formativas atuais e são o objeto de estudo dessa pesquisa, que em uma abordagem qualitativa, tem por objetivo elaborar e avaliar propostas de ensino que empregam metodologias ativas e validá-las quanto à capacidade em favorecer os processos de ensino e aprendizagem e desenvolver a criatividade, bem como propor sua utilização por estudantes do curso de matemática, em atividades desenvolvidas no ambiente escolar. A pesquisa está organizada em três etapas, o levantamento de metodologias que têm potencial para cumprir os objetivos deste estudo, a elaboração de atividades e sua realização em sala de aula com licenciandos de matemática, e estabelecer um plano de ação para envolver os discentes do curso em atividades com metodologias ativas a serem desenvolvidas em unidades escolares, no decorrer do estágio. Autores como Borges e Alencar (2014) e Nascimento et al (2022) dão suporte teórico na utilização de metodologias ativas em sala de aula. Castanho et al (2001) e Gontijo et al (2021) são referências para abordar o desenvolvimento da criatividade nesse processo e pesquisas como as de Leal e Gontijo (2020), que tratam da criatividade no estágio, embasam a terceira etapa da investigação. Este trabalho apresenta a primeira etapa da pesquisa e a proposta da segunda, que está em andamento, realizada em um curso de formação de professores de matemática.
Palavras-chave: Metodologias Ativas. Formação de Professores de Matemática. Criatividade.