NARRATIVAS DE UMA FUTURA PROFESSORA DE MATEMÁTICA SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Suelen Lopes Marques
  • Roseli Araujo Barros

Resumo

A comunicação apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo entender como uma pesquisadora percebe as experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica (PRP) como formadoras, e de que maneira elas contribuíram e contribuem para sua formação docente em Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa no âmbito do método (auto)biográfico, com base em fragmentos memorialísticos deste processo formativo, relatos de experiências e diários reflexivos produzidos durante o programa em 2023. Ao relembrar, a pesquisadora traz à tona a história, os caminhos individuais e coletivos, reconhecidos como “recordações-referências”, e destaca momentos significativos, (re)construindo, assim, as experiências formativas (Josso, 2004). Das leituras do material empírico chegou-se as seguintes categorias de análise: rituais que antecederam a passagem: do estágio às ações do PRP; observando e auxiliando a professora preceptora; intervenções pedagógicas: um novo olhar sobre a prática e; a regência no formato de aulas de reforço. As análises das categorias evidenciam que o programa mobiliza saberes da docência na inserção, imersão e de regência do residente no ambiente escolar, mediando o processo de construção de identidade do futuro professor de Matemática. Ademais, o processo de reflexão acerca da realidade escolar vivenciado no programa, aliado à compreensão das dificuldades dos estudantes, mobilizou distintas ações que permitiram a realização do planejamento/aplicação de intervenções pedagógicas e aulas de reforço, tendo como base articulação entre teoria e prática.

 

Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica. Matemática. Experiência Formadora.

 

Publicado

2024-06-05