QUANTO PESA SUA MOCHILA? UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE PORCENTAGEM

Autores

  • Flávio da Silva Gomes
  • Natalia Ferreira de Souza
  • Roseli Araujo Barros

Resumo

A presente oficina tem como objetivo a conscientização dos participantes sobre os riscos para saúde que o excesso de peso carregado na mochila pode ocasionar e dialoga com duas disciplinas, Ciências e Matemática. Trata-se de uma atividade de Modelagem Matemática para o ensino de Regra de Três e Porcentagem nos anos Finais do Ensino Fundamental, com base nas etapas sugeridas por Biembengut e Hein (2007) e adaptadas por Chaves (2005). Nesta, apresenta-se a Modelagem Matemática com alternativa para o ensino e aprendizagem e uma atividade de modelagem, que aborda a relação entre o “peso” da mochila escolar que alunos carregam diariamente para escola e a relação desse “peso” com a massa corporal de cada um. Ao final das atividades realizadas será observada, para além do entendimento dos conteúdos explorados, a compreensão dos participantes da oficina acerca desses riscos e a criticidade necessária para perceber se sua mochila excede ou não o peso recomendado para cada um deles.

 

Palavras-chave: Anos Finais do Ensino Fundamental; Matemática; Regra de três; Porcentagem.

Publicado

2024-06-05