UM EXPERIMENTO À CONTEXTUALIZAÇÃO DA FÍSICA, ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS

Autores

  • Wyliandriely Almeida

Resumo

Esta pesquisa é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina. A presente pesquisa traz algumas considerações sobre a importância do uso dos materiais concretos para o ensino de matemática e física, buscando uma aprendizagem significativa. O objetivo é mostrar uma perspectiva diferenciada para ensino dessas disciplinas a partir do braço mecânico no ensino do Princípio de Pascal. O público estudado foi a turma do segundo ano “B” do Colégio Estadual de Aplicação Professor Manuel Caiado na cidade de Goiás-GO. Destaca-se que o material concreto ajuda desenvolver o raciocínio lógico matemático, tornando mais fácil a visualização dos conceitos estudados. A pergunta diretriz que fundamentou essa pesquisa foi: como o uso do braço mecânico pode facilitar o ensino e aprendizagem de matemática e física? Para isso realizamos uma pesquisa campo, e os sujeitos envolvidos foram os alunos do colégio citado acima. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e participante. Sendo assim, para a atividade em sala de aula elaboramos uma abordagem teórica do conteúdo de matemática e física, para posteriormente explicar como é usado e aplicado o Princípio de Pascal no braço mecânico, numa perspectiva de que os alunos consigam assimilar o conceito com o material concreto. Para tratarmos sobre as tendências do ensino de matemática usamos Fiorentini (1995). Cachapuz (2005) contribuiu para pensarmos em um ensino renovado de ciência, e Halliday & Resnick (2009) deram suporte para o conteúdo de física. Conclui-se que este tipo de material propiciou aos alunos um interesse maior pelas aulas tornando-as mais prazerosas e interessantes.

 

Palavras-chave: Materiais concretos. Contextualização. Prensa Hidráulica.

 

 

Publicado

2024-06-05