EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: TRIGONOMETRIA NAS ACADEMIAS AO AR LIVRE
Resumo
A presente pesquisa faz parte de um estudo em andamento desenvolvido na Universidade Estadual de Goiás (UEG) por meio de projeto de Pesquisa Tica de Matema. Tem por objetivo descrever e analisar a matemática nas Academias ao ar livre nas praças no centro histórico da Cidade de Goiás. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Organizamos uma proposta de estudo envolvendo a análise sobre conceitos de trigonometria presente nos aparelhos das academias ao ar livre de modo que venha subsidiar docentes para o ensino de matemática. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são as teorizações, da Etnomatemática com Ubiratan D’ Ambrósio vislumbrando a necessidade de considerar diversos olhares, saberes e fazeres dos diversos grupos culturais; Maria da Gloria Gohn com Educação Não Formal no sentido de complementariedade a educação formal. Até o momento temos como resultados a certeza de que as academias ao Ar livre constituem um rico e importante espaço para ensino de matemática, evidenciando seu potencial para discussão de conceitos de matemática associados ao contexto histórico, social e cultural.
Palavras-chave: Educação Não Formal. Trigonometria. Educação Matemática